Arquivos

Marketing Verde

publicado: 01/06/2016

 

economia-verde-e1331768766657 (2)

Desde a Revolução Industrial a situação ambiental foi tomando espaço na mídia, gradativamente, mas só na década de 1970 é que o tema “Marketing Verde” teve destaque nos Estados Unidos, em um workshop cujo foco da discussão era o impacto ambiental decorrente do crescente consumo e produção naquela época (ECO REDE SOCIAL, 2013).

O marketing verde surgiu com a necessidade de se preservar o meio ambiente, assunto tão debatido nos últimos anos. O mecanismo básico do marketing verde é a realização de ações em prol do meio ambiente e a utilização das mesmas para promoção e vinculo ecológico de sua empresa. O marketing ambiental pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de gestão de mercado.

Conceptual image of businessmen on a hilltop with one dressed in green suit looking in the opposite direction. Environmental concern issues - how green are you? Looking for a greener future etc.

A União para o Bio Comércio Ético (UEBT) divulgou em Abril de 2014 que consumidores de sete países – Alemanha, Colômbia, EUA, França, Grã Bretanha, Vietnã e o Brasil – buscam cada vez mais por empresas preocupadas com o meio ambiente.

Ao mesmo tempo em que cresce o número de consumidores atentos aos rótulos e às ações das empresas para minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente, cresce a desconfiança com relação às propostas que se dizem ecologicamente corretas, mas que na verdade são apenas meios que as empresas utilizam para conquistarem este novo nicho de mercado, sem cumprirem as políticas estabelecidas pela própria organização (ECO REDE SOCIAL, 2013).

greenwashed

Portanto as empresas têm de executar sua estratégia de marketing ambiental de forma correta, sob pena da marca da empresa sofrer danos muito sérios em sua credibilidade. O marketing verde vai muito além de meras frases de efeito publicitário. É necessário que as empresas realmente adotem práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade (OIKOS, 2013).