Arquivos

Alemães desenvolvem prato biodegradável com folhas de árvore

publicado: 23/05/2017

Após o descarte, o material se decompõe na natureza em 28 dias

startup-cria-prato-biodegradavel-feito-folhas-3-conexao-planeta (1)

As folhas são usadas como pratos pelos indígenas há milênios. Mas, o homem, mais “civilizado e inteligente”, criou o plástico. Hoje em dia, qualquer coisa pode ser criada com ele: garrafas, talheres, brinquedos, sacolas, entre outros. No entanto, o problema é que o ser humano produz um volume cada vez maior deste material sintético. Em 1964, foram 15 milhões de toneladas de plástico. Já em 2015, o número pulou para 322 milhões de toneladas.

Por mais que o uso de descartáveis deva ser evitado ao máximo, não tem jeito. A praticidade faz com que ele esteja sempre presente. Mas, e se pudéssemos descartar um utensílio com a mesma facilidade dos plásticos sem contaminar o meio ambiente? Foi para trazer uma solução deste tipo que um grupo de profissionais alemães criaram o prato biodegradável.

 

bioprato2

 

 

Foram três anos de pesquisa, desenvolvimento de produto, protótipos e impressões em 3D. A primeira máquina de prensagem começou a funcionar manualmente no apartamento de PedramZolgadri, o idealizador do projeto.

 

 

bioprato

Após realizar uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter, a LeafRepublic arrecadou recursos suficientes para aumentar a escala de produção dos pratos descartáveis e biodegradáveis. A responsável pela área de Relações Internacionais, Barbara Thorwarth, ressaltou que: “Construímos uma máquina automática, que faz a produção mais rapidamente. Existem ainda algumas partes do processo de produção que devem ser refinadas”.

As folhas utilizadas na fabricação dos pratos da LeafRepublic chegam em Munique vindas da Ásia e América do Sul. Quando questionada sobre porque não são usadas folhas da Europa, Bárbara explica: “Elas precisam ser robustas, resistentes a líquidos e se manterem verdes por vários meses, mesmo em lugares frios e escuros. Ainda não encontramos folhas assim em países europeus”.

O material é produzido com folhas de árvores e totalmente livre de componentes tóxicos. São duas camadas de folhas com um papelão no meio que são prensados e costuradas com fibras de folhas de palmeiras.

Formado por uma equipe de sete jovens, a startup LeafRepublic é quem dá vida ao projeto. Eles conseguiram bancar a ideia por meio de financiamento colaborativo.

 

bioprato4

 

Na fabricação não são usados aditivos sintéticos, coloração ou cola. Após o descarte, o material se decompõe na natureza em 28 dias. O resultado é um recipiente que pode ser jogado na terra sem culpa.

Gisely de Sá Ribas  (47) 99995-5477

Engenheira Ambiental – CREA 125298-5 / CRQ 13302673

 

Fonte: http://www.blog.bloe.com.br/2017/03/24/startup-cria-pratos-descartaveis-e-biodegradaveis-com-folhas-de-arvores/

http://ciclovivo.com.br/noticia/alemaes-desenvolvem-prato-biodegradavel-com-folhas-de-arvore/