Arquivos

Disque Árvores

publicado: 14/02/2017

“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente.” – Mário Quintana

Exemplos bons devem ser seguidos e um ótimo exemplo é o Disque Árvore,da cidade de Votuporanga, interior de São Paulo, serviço idealizado pra reforçar a arborização da cidade.

 

img

 

Lançado pela Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental) na última sexta-feira (3), o projeto vai oferecer um canal rápido de comunicaçãoentre os moradores e a autarquia para plantio de árvores nas vias públicas da cidade.

O serviço funciona mediante ligação telefônica ou por atendimento pessoal (saiba mais aqui). Ao solicitar o plantio de uma muda, será gerada uma ordem de serviço e após avaliação técnica sobre a espécie adequada para o local, a Saev Ambiental fará todo o trabalho de plantio, sem custo algum para o cidadão votuporanguense.

“Com este programa, a prefeitura contribui com o meio ambiente e protege o futuro da nossa humanidade. Mais árvores na cidade significam clima mais ameno e melhor qualidade de vida para todos nós”, disse o prefeito João Dado durante o plantio da primeira muda do serviço.

Para o superintendente da Saev Ambiental, WaldecyBortoloti, o Disque Árvore é uma importante medida para as políticas ambientais na cidade. “A Saev Ambiental preza muito pelo meio ambiente, por isso realizamos muitos projetos voltados para essa área. O Disque Árvore é um deles, dando a oportunidade aos moradores de ter sombra e ar fresco em frente às suas casas, do jeito certo”, falou.

Segundo o superintendente adjunto, engenheiro Marcelo Marin Zeitune, a ação é uma forma de melhorar a arborização de Votuporanga. “Por meio do programa, pretendemos incentivar as pessoas a terem árvores, ajudando o meio ambiente e melhorando a arborização do município. Mas, além disso, também ajudaremos os munícipes a plantar uma muda da forma correta e da espécie certa para a zona urbana”, informou.

Espécies

Ao todo serão oferecidas sete opções de mudas para o plantio em frente às casas, comércios e indústrias, sendo duas de pequeno porte para o lado próximo à rede elétrica: Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia; quatro de médio porte para o lado oposto da rede elétrica: Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca; e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada nos dois casos.

As plantas são do viveiro do Horto Florestal da cidade.

Fonte:ciclovivo.com.br

 

Sempre é bom ressaltar que…

  • Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência;
  • Retém CO2;
  • Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação;
  • Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local;
  • Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade;
  • Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares;
  • Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos;
  • Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes;
  • Beleza natural para nossos olhares e almas.